domingo, 26 de junho de 2011

De uma aurora amarela

       
"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida".
Miguel de Cervantes



    Mal entendida, negada, almejada, sobretudo usurpada, a liberdade sempre foi uma questão fundamental na história da humanidade. No Brasil, a liberdade ainda não raiou para grande parte da população.Oanalfabetismo,o desemprego,a fome,as doenças, provenientes do descaso da sociedade e do governo pela educação e pela justiça, impedem que a liberdade surja no horizonte ,como diz o hino da independência.
                Nas democracias atuais é previsto à todo cidadão a liberdade de ser e a liberdade do ser, porém , a todo momento, essa liberdade é posta a ferros, como diria Rousseau. Com a impossição de modos de conduta pela mídia massificadora a perda do espírito coletivo , e o consumismo fazem com que a liberdade de ser seja perdida, pois de pessoas comodas só se esperam perda de valores.Desde o nascimento, o ser humano é obrigado a agir conforme o que é imposto , tudo para ser aceito, e integrar o quadro social .Assim a liberdade é condicionada e se desenvolve entre os limites inacessíveis de uma liberdade zero e de uma liberdade infinita.
                A liberdade não é uma dádiva, algo que recebemos sem esforço.Ao contrário ela é uma conquista que pode conduzir a outras conquistas, com novos obstáculos e hosrizontes. Como dizia Sartre,"não importa o que fizeram de nós, não importa as condições adversas em que nos encontramos:importa é o que podemos fazer com o que fizeram de nós".Esta é a maior receita para a liberdade.

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha seu idioma