quarta-feira, 10 de abril de 2013

Abaixe os canhões e levante as rosas!


Ouviram do Ipiranga gritos de dor, gritos surdos de quem tem fome, de povos heroicos e assassinados, povos sem honra. Neste céu não brilha nada, brilha apenas os sonhos dos que não desistem.
Ó pátria amada, pátria deslavrada, pátria humilhada.
Filho dessa América sonhada, essa América sangrada, América roubada.
Brasil, um sonho intenso, um raio vivido. De amor aos seus filhos já não resta nada, apenas esperança dos que não cansam de sonhar.
Dentre outras mil, és tu Brasil que nega os teus filhos do teu sangue, que rouba a comida de tuas creches, que rouba as árvores de tuas florestas. Ouviram do Ipiranga os gritos sufocados, os gritos indignados, que em 64 foram massacrados, sem piedade, sem pensar nas famílias destruídas, destruídas por um sonho usurpado.
“Mas se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”. Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge a luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.
Ó pátria amada, pátria deslavrada, pátria humilhada.
Filho dessa América sonhada, essa América sangrada, América roubada.
Nas suas terras crescem dor, as suas águas sangram com as suas dívidas que um dia você quis esquecer. Será que poderei me sentar, e ver as crianças correr pelas ruas de novo  Ver as flores nascer pelos campos? Ver os índios virarem santos e não inimigos do seu crescimento? Ver o sol brilhar para aqueles que não têm janelas?  Ver os pássaros cantar nos funerais dos trabalhadores?
Brasil, de amor eterno seja símbolo. Símbolo da paz entre os homens, da igualdade e da justiça. Porque quando os seus filhos empunhar a espada e sangrar os que sujam nossa bandeira, você se desculpará pelo 64 que tivemos que pagar.
Não compre aqueles que estão à venda, e sim os proíba de vender-se, limpe a sujeira que está no tapete e liberte a garganta de quem não consegue engolir.
 Ó pátria amada, pátria deslavrada, pátria humilhada.
Filho dessa  América sonhada, essa América sangrada, América roubada.
Iluminado ao sol do novo mundo és tu Brasil que jamais se deitou em berço esplêndido, que venceu com a tua glória, e agora quer imitar a glória de seus colonizadores. Fora deste trono herdeiro corrupto,  herdeiro da vontade do povo, desse povo comprado. Um país que não respeita as diferenças, as igualdades, que não respeita seus filhos como eles são, merece ajoelhar-se e ser torturado pelas próprias correntes das lembranças de uma emancipação.
O teu futuro espelha a grandeza de nossos sonhos, dos sonhos de uma nação mais justa que honra os frutos que dela nasceram.
Brasil seja símbolo de justiça!
Brasil seja símbolo de amor!
Brasil seja símbolo de liberdade!
Abaixe os canhões, e levante as rosas.  Não se esqueça dos que sofrem, dos que tem fome, dos que trabalham por você, dos que lutam por você.
Nossos sonhos serão realidade, e ninguém poderá transformar novamente esse país em vergonha para seus filhos.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Raphael Ferreira Lopez 08/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha seu idioma