domingo, 11 de novembro de 2012

Qual a função do MKT?



Qual a função do MKT?
Venho falar aqui um pouco sobre o tal Marketing. Esta semana assisti a uma palestra e um filme relacionado à comunicação, onde me fez pensar muito sobre o poder imenso que tem a comunicação para influenciar as pessoas. Estou no primeiro ano de marketing, e a comunicação é uma das principais ferramentas que usamos em nosso trabalho. Você leitor sabe o que é marketing? Sei que muitos vão pensar em publicidade e propaganda, correto? Não, a publicidade e propaganda são ferramentas do marketing, assim como o jornalismo também é. Nós marketeiros, ou melhor, mercadologos somos a parte “inteligente”, os estrategistas e os publicitários e jornalistas a parte tática/operacional.
Segundo Philip Kotler um dos pais do MKT; “é um processo social e gerencial através do qual, indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. Definindo então, MKT: é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor, bem como a gestão do relacionamento com o cliente visando beneficiar tanto a empresa como seu publico interessado.
O profissional de MKT tem como objetivo facilitar e promover a imagem e as vendas de uma empresa. A administração de marketing é a análise, planejamento, implantação e controle de programas destinados a elevar trocas desejadas, se baseando na adaptação e na coordenação do produto, preço, promoção e ponto de venda para alcançar uma reação eficiente. É responsabilidade do profissional de MKT elaborar estratégias para aumentar a venda de produtos e serviços, realizar pesquisas de mercado para detectar as necessidades dos consumidores e elaborar projetos que visem satisfazê-las, aumentar o alcance e melhorar a imagem de algumas marcas, bem como estabelecer o público-alvo e sugerir preços. Esse profissional pode trabalhar em qualquer instituição pública ou privada, sempre com o objetivo de promover a imagem desejada, seja ela uma marca, um produto, uma pessoa pública, uma instituição, uma empresa, etc. Também podem prestar assessoria a pequenas e médias empresas, realizando estudos e analisando formas de melhor atingir o público-alvo e identificar maneiras de alcançar metas de vendas significativas, sempre buscando a maximização do lucro.
A função do marketing é satisfazer as necessidades e desejos do consumidor, ele não cria necessidades, mas influência desejos. Um amigo meu sabendo disso, conversando comigo me falou que o marketing é manipulador, pois ele faz com que as pessoas consomem produtos/serviços sem que realmente precisem daquilo. E eu lhe respondi que a comunicação em si não muda nada, nem manipula ninguém, tudo depende da forma de interpretação. Realmente estudamos um pouco de psicologia, pois precisamos entender e saber como trabalhar a cabeça humana porque trabalhamos com isso para satisfazer os desejos e necessidades do nosso público-alvo. Como dito antes, nossa função é agregar valor ao produto/serviço diferenciando-o do concorrente. Um exemplo é a Nike, uns compram pelo conforto de seus produtos, outros pelo designer e outros somente pelo status que a marca representa, assim podemos falar de milhares e milhares de marcas. Agora vou falar uma marca que todos, digo todos consomem simplesmente a MARCA e não o produto, Coca-Cola, sim hoje todos tomam Coca-Cola pelo poder da marca e não pelo sabor do produto. Hoje a Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo, esta avaliada em cerca de U$$ 77,839 bilhões, publicado pelo site interbrand este ano. Pode-se dizer que o marketing da Coca-Cola é o melhor do mundo por vender simplesmente e somente a marca para o consumidor.
Hoje em dia nem o consumidor sabe o que realmente quer você faz uma pergunta sobre o que ele quer agora e no dia seguinte você faz a mesma pergunta e ele mudará sua resposta, por isso estudamos psicologia e influenciamos desejos, pois não podemos desenvolver produtos/serviços pra serem comprados apenas por um dia. Existe aquele marketing com más influencias sim, mais o principal fator são as pessoas que aceitam “tudo” sem ao menos saber o porquê daquilo, sem estudar para questionar e argumentar, por isso a comunicação esta se formando uma ferramenta perigosa, pois, a aceitação das pessoas esta muito fácil, não a mais críticos.
Vamos nos preocupar mais com o que esta sendo imposto sobre nós, vamos pesquisar e estudar mais para tomarmos as melhores atitudes e também criticar tendo conhecimento sobre o que esta criticando para não nos tornamos pessoas ignorantes. Como diz um professor meu, “o conhecimento dói”, por que nos acostumamos a aceitar, pois é mais fácil aceitar do que sair do comodismo e ir atrás e fazer uma pesquisa pra podermos criticar ou elogiar tendo conhecimento sobre o assunto.

Leonardo Brito

Um comentário:

  1. Parabéns bicho. Porém a Coca-Cola caiu para terceira posição do ranking das marcas mais caras.

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