terça-feira, 15 de outubro de 2013

Parabéns Mestres e Professores!

Depois de nos condoermos, não nos esqueçamos de dizer obrigado àqueles que nos ensinaram à refletir sobre a vida, pois como dizia Platão "Uma vida não questionada não merece ser vivida". Porque "Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada."

Sentei-me na minha poltrona, abri meu facebook, e resolvi então escrever belas palavras aos professores, mas eu nem sei o motivo pelo qual se comemora essa data, na verdade eu nunca dei a mínima pra escola, não gostava de fazer aqueles deveres chatos, e não hesitava em dar uma bela má resposta quando a professora cobrava estes deveres... Ontem li numa reportagem da internet que os professores ganham mal, que estão de greve, e que estão apanhando de governadores eleitos pelo nosso sistema democrático que eu tanto venero... Fiquei realmente triste com isso, mas o que posso fazer, foram eles que escolheram essa profissão... 

Quando tem aquela reunião de pais e professores na escola do meu filho, eu compareço, ouço os problemas, no entanto acho que apenas conversar resolve, cobrar meu filho todos os dias o dever feito e disciplina talvez é um pouco de excesso.
Vou chama-los de mestres aqui na internet. Aqueles que vão resolver o problema do país, acho que já estarei fazendo minha parte.
Mas deixemos o moralismo de lado, deixemos a nossa vertente politicamente correta pra depois. E enxerguemos a realidade como é, fora de nossa casa. Enxerguemos que vivemos em um emaranhado onde tudo que fazemos e tudo que é feito atinge os outros e nos atinge. Que todos os dias sofremos influências daquilo que acontece ao nosso redor, mas que também somos responsáveis por cada mísero ato individual. Viver é se responsabilizar.
Olhemos um pouco para a história:
Um decreto de D. Pedro I, em 15 de outubro de 1827, definiu como deveriam ser as Escolas de Primeiras Letras em todo o Brasil. Essa lei dizia, entre outras coisas, o que deveria ser ensinado para meninos e meninas. Em 1963, um decreto do presidente João Goulart instituiu o dia 15 de outubro como dia do professor. Uma homenagem extremamente necessária.
Agora olhemos para a tentativa de D. Pedro I ao tentar reformular a educação do Brasil, e nos inspiremos à mudar todos os dias a nossa educação contemporânea.
Um dia apenas, não é o bastante para homenagearmos profissionais de extrema importância, e o dia do professor não é o dia de escrever falsos moralismos, o dia do professor, é acima de tudo, o dia de olharmos para a educação desse país e percebermos que as coisas não vão tão bem assim, é o belo momento de entendermos que nossas atitudes mudam o mundo, mesmo sendo pequenas. Que o dia dos professores nos faça crer em dias melhores, que nos faça acreditar que a utopia é necessária, que a mudança deve ser endógena, começar da mais pequena atitude, da mudança de consciência. 


E depois de nos condoermos, não nos esqueçamos de dizer obrigado àqueles que nos ensinaram à refletir sobre a vida, pois como dizia Platão "Uma vida não questionada não merece ser vivida."
Porque "Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada."


Raphael F. Lopez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha seu idioma