quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Inteligência Emocional



Inteligência Emocional

No livro de Daniel Goleman, “Inteligência Emocional”, foi feita uma pesquisa afirmando que o controle das emoções contribui com o desenvolvimento da inteligência humana. Com essa tese da pesquisa cientifica feita, o autor ressalta que a crise da sociedade nos tempos de hoje, com infelicidade, criminalidade, violência é um processo e reflexo de uma cultura que apenas se preocupou com o intelecto, esquecendo do emocional. Registrando a seguinte afirmativa, que existem duas mentes: a que sente e a que raciona.
Esses dois modos de conhecimento integram na construção de nossa vida mental. A mente emocional é um sistema de conhecimento impulsivo, considera que nada lhe-da incerteza daquilo, a mente emocional reage no presente como reagiu no passado pelo mesmo fato. Por isso é muito difícil fazer que uma pessoa que sofre de perturbação emocional, racione, pois ela não acha argumentos lógicos do ponto de vista dela que demova suas convicções. Essas reações emocionais assumem em situações de urgência. Da mesma forma que caminhamos rápidos e lentos, nós sentimos emoções fortes e fracas dependendo da clareza, do momento e conhecimento da situação. A mente emocional é muito mais rápida do que a racional, levando a ação, sem dar tempo para pensar. O autor Ekman citado por Goleman ainda afirma que o auge da emoção dura em momentos breves, segundos apenas. Segundo ele, as emoções teriam um mau resultado, casos se apoderassem do cérebro e do corpo por muito tempo, pois as emoções causariam péssimas orientações para a ação.
Já a mente racional é o modo de compreensão, de que quase sempre temos consciência, é mais destacado na consciência, mais atento, capaz de poderar e refletir. A mente racional pode fazer é controlar o curso de nossa reação, pois não podemos decidir quando ficar alegre, triste, bravo, etc.
A obra de Daniel Goleman é muito interessante, pois ressalta a importância de conhecermos um pouco sobre nossa mente e também os nossos sentimentos. Fazendo-nos pensar o tão importante seja manter ou apenas tentar equilibrar o emocional e o racional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha seu idioma