domingo, 4 de novembro de 2012

Lembranças



"Como deve ser duro viver somente com o que se sabe e que se tem lembrança, privado do que se espera."Albert Camus

Era inverno, a noite estava fria, e eu como de costume estava sentado me embriagando com aquela visão de um céu estrelado. quando fui interrompido por um amigo.
_ O que faz ai?
_Apenas observando as estrelas, veja. todas as noites elas são guias para os viajantes, são uma pintura para os artistas, o amor para os amantes. Quando eu morrer , quero me tornar uma estrela, uma daquelas ali, são as mais belas.
_Não diga tanta blasfêmia  você nunca se tornará uma estrela, mesmo depois de sua morte. as estrelas são apenas estrelas. Elas brilham, brilham, e quando  sol nasce elas somem. Agora me diga, qual o sentido de brilhar a noite toda , se pela manhã elas serão substituídas pela grande luz do Sol?
_De sua boca veio a resposta, brilhar a noite toda, eis o sentido. Não haveria sentido se elas brilhassem eternamente , tudo é cíclico, tudo termina para começar denovo. Qual seria o prazer de observa-las se não se escondessem para se prepararem para o show da noite? Assim somos nós meu caro, estamos aqui , um dia acaba, o que seria da vida se ela fosse infinita? ela deixaria de ser vida... Que dia corrido seria hoje se o amanhã não existisse.
_São bonitas palavras meu caro amigo, agora olhe para mim... o que vê?
_Oras, eu vejo você...
_ não, olha denovo, o que vê?
_Eu não sei , eu não sei o que vejo.
_Você é cego, diz coisas bonitas sobre a vida, mas é cego. É cego porque teme, você teme a morte assim como teme a vida. Você teme morrer sem poder deixar uma bela história, mas observe ,ao tentar fazer isso, você está se esquecendo de viver, e está se preocupando demais com quem vai ler a sua história. Nossa história não precisa ser lida, ela apenas precisa ser construída e por nós vivida. Nisso se condensa tudo meu caro . Nós vivemos para que tudo vire lembranças, e morreremos, nos restando novamente as lembranças , mas dessa vez como castigo, porque já não mais retornara o tempo. E agora o que vê?
_Vejo lembranças , vejo todas as lembranças boas que eu tenho de você. Era isso que queria ouvir?
_Não meu caro amigo, não era isso que eu queria ouvir. As lembranças são o que nos eternizam , elas ficarão na vida de cada ser , de todos aqueles que um dia adentramos os sonhos e desde então não saímos mais. Depois que partimos, ficam as lembranças , e elas nos eternizam no espectro de nossa existência. Mas , o que eu queria ouvir, o que queria que você enxergasse, é que aqui está um homem, um homem em potencial para criar muitas lembranças e delas se orgulhar mais tarde...Agora tenho que ir.
Aquele amigo deixou a bela visão das estrelas e partiu, apenas...partiu. E agora aquela conversa, já era apenas uma lembrança.

Raphael Ferreira Lopez 22/01/2013

Um comentário:

Escolha seu idioma